quarta-feira, 14 de maio de 2008

ÍNDICES DE RENTABILIDADE


Vamos agora fazer uma abordagem sobre os índices de rentabilidade que mede a capacidade da empresa para retribuir os capitais investidos, sejam estes capitais próprios ou de terceiros.

Exemplo:
Situação da Empresa - Fictícia:
Receita de Vendas = R$ 3.074.000,00;
Custo dos Produtos Vendidos = R$ 20800,00;
Resultado Operacional = R$ 418.000,00
Lucro Disponível = R$221.000,00
Nº de acionistas = 76.262


Margem de Lucro Bruto - é a percentagem de cada unidade monetária de vendas que resta
após o pagamento dos produtos vendidos.

Receita de Vendas = Custo dos Produtos Vendidos / Receitas de Vendas
= Lucro Bruto/Receita de Vendas


=(Receitas de Vendas - Custo dos Produtos Vendidos)/ Receita de Vendas


Receitas de Vendas = 3.074.000,00 - 20800,00/3.074.000,00= 32,10%
*Obs : Um valor em percentagem inferior a 40% situação de alto risco.

Margem de Lucro Operacional - mede a proporção de cada unidade monetária de receita de vendas que permanece após a dedução de todos os custos e despesas, não incluindo, juros, impostos, e dividendos de ações preferenciais.Representa o Lucro puro obtido em cada unidade de receita. Um valor elevado é sempre esperado para um resultado satisfatório.


Margem de Lucro Operacional = Resultado Operacional / Receitas de Vendas
R$ 418.000,00 /R$3.074.000,00 = 13,6 %


Margem de Lucro Líquido = Lucro Disponível aos acionistas ordinários/ Receitas de Vendas

= 221.000,00/3.074.000,00 = 7,2%

Lucro por Ação (LPA) = Lucro disponível para os acionistas ordinários / Nº de ações ordinárias
Lucro por Ação = 221.000,00/ 76.262 = R$2,90


Análise dos Resultados:

Levando-se em consideração a rentabilidade de empresa não foi um bom negócio para os acionistas investir nessa empresa. Ela possui baixa rentabilidade(ao lucro da empresa).
Sempre devemos analisar todos os índices em conjunto.

Quais as possíveis causas?

1º - Custo dos produtos Vendidos muito alto;
2º -A empresa pode ter pago muito juros por estar com seu PMP( Prazo Médio de Pagamento) atrasando e influenciando no Lucro Líquido;
3º - Faturamento baixo:
analisar
- O produto que se esta trabalhando;
- Conhece bem o produto que esta trabalhando?
-O local, o público alvo esta perto do seu produto? ;
-Esta conseguindo atingir o público alvo?

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